EMPRESA


História


Em meados de 1988, inicialmente denominada RECOPEC e com o objetivo de comercializar peças recondicionadas de carros, nascia a FUSOPEÇAS com sede na cidade de Palhoça - Santa Catarina. Por tratar-se de uma empresa familiar, originária do segmento de autopeças, que tradicionalmente já atuava há vários anos nesse mercado, em pouco tempo de existência e, por meio de estudos mercadológicos, foi constatado a demasiada dificuldade enfrentada por diversos clientes, em especial pelos mecânicos, quando da procura por determinados parafusos.

Desta forma, em 1990 decidiram-se alterar a razão social da empresa, passando a atender ambos os segmentos, quais sejam, o fornecimento de parafusos e o de peças recondicionadas. Inicialmente, em função da pouca experiência com o novo produto, foi complexo vivenciar já na primeira compra o desembarque de cinco toneladas de parafusos, resultado da negociação efetivada com três grandes fabricantes naquela oportunidade (a CISER, a METALURGICA FEY e a já extinta GERAL PARAFUSOS). Confiantes no novo desafio acharam-se por bem adquirir todo o portfólio dos referidos fabricantes, comprando pelo menos uma embalagem de cada item oferecido, entretanto, nenhum item em aço inox, tampouco, algum parafuso na linha Allen foi fornecido.

Obviamente que dificuldades surgiram com a expansão empreendida, inclusive, com críticas por parte de alguns fornecedores que alegavam que seria impossível a comercialização de determinados itens. Mesmo assim, os planos e objetivos da Fusopeças sempre foram colocados a frente, donde, com o passar dos anos, surgiu à resposta de que o correto era continuar, já que cotidianamente era registrada a conquista de novos clientes vindos das mais diversas cidades do estado, além dos novos clientes situados na própria Grande Florianópolis. Obviamente que os inúmeros agradecimentos feitos pelos clientes, por encontrarem itens que somente a Fusopeças podia oferecer, eram motivo de muito orgulho, da mesma forma, essa foi a principal causa para a continuidade do negócio, com o compromisso de vencer os desafios relativos às vendas de parafusos, tanto no varejo como no atacado.

Atualmente, mesmo detendo um variado estoque formatado pelos quase vinte anos de experiência, a Fusopeças vem trabalhando na busca pelo fornecimento de novos produtos, conseqüentemente, marcando presença no mercado de parafusos Brasileiro. A propósito, a tradicional Fusopeças tem aberto caminhos nesta nova etapa, facilitando a divulgação de seus produtos, proporcionando uma escolha certa, com qualidade e com o custo/benefício que seus clientes sempre tiveram.

 

Missão


Garantir a excelência no atendimento e na entrega de produtos, maximizando soluções frente as necessidades de nossos clientes, sobretudo, aumentando permanentemente o número de clientes totalmente satisfeitos.

 

Visão


Comercializar, com o menor prazo de entrega disponível no mercado, as melhores e mais variadas opções em fixadores, ferramentas de corte, correias, o-ring's, molas, contra pinos e graxeiras, agregando valor para clientes e colaboradores.

 

Valores


Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética;
Nossa comunicação deve ser clara e precisa;
Nosso trabalho deve ser em equipe, consistente e focado;
Nosso relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

DÚVIDAS


O QUE É FADIGA?


É a tendência de um material quebrar-se quando submetido a esforços repetidos. Isto significa que, mesmo tendo o fixador suportado o esforço de tração com o qual foi inicialmente apertado, o mesmo pode vir a romper-se; dependendo das tensões e da freqüência das cargas dinâmicas envolvidas.

 

O QUE SIGNIFICA 8.8, 10.9 E 12.9. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ELES?


Essa numeração representa a classe de resistência que o parafuso possui.

8.8
8
800 N/mm² mínimo de resistência a tração
.8
80% da tração = limite de escoamento de 640 N/ mm²

10.9
10
1040 N/mm² mínimo de resistência a tração
.9
90% da tração = limite de escoamento de 936 N/ mm²

12.9
12
1220 N/mm² mínimo de resistência a tração
.9
90% da tração = limite de escoamento de 1098 N/ mm²

As diferenças são:
Quanto menor for a classe de resistência do parafuso, maior será a sua ductilidade, porém menor será a sua capacidade de gerar força.
Quanto maior for a classe de resistência do parafuso, menor será a sua ductilidade, porém maior será a sua capacidade de gerar força.
O que e Ductilidade?
É a capacidade de deformação do material até sua ruptura, sendo que, quanto mais dúctil for o parafuso, maior será sua capacidade de alongamento sem se romper.
Parafusos com boa ductilidade podem ser apertados até a zona elasto-plástica, onde obtêm-se a maior força de fechamento da junta.

 

QUAL TRATAMENTO SUPERFICIAL DEVO UTILIZAR NOS PARAFUSOS 12.9, QUANDO NECESSITAR DE UMA APLICAÇÃO EM AMBIENTE CORROSIVO?


Algumas das alternativas para se evitar a fragilização por hidrogênio em parafusos de alta resistência é fazer-se uso de um processo de tratamento superficial que não tenha oferta de hidrogênio, isto é, que não ocorra por banho eletrolítico e não possua processo de limpeza por decapagem ácida. Como é o caso dos organo-metálico, por exemplo: Zintek, Geomet, Dacromet ou Delta Protekt.

 

QUAIS PROCESSO PODEM CAUSAR A HIDROGENIZAÇÃO NOS PARAFUSOS?


A decapagem ácida e a eletrodeposição de zinco estão entre os tratamentos superficiais mais comuns que causam a hidrogenização.

 

O QUE É FRAGILIZAÇÃO POR HIDROGÊNIO?


A fragilização por hidrogênio é associada a fixadores com dureza superior a 30 HRC e produzidos com aço carbono ou aço liga. Seu efeito pode causar diminuição de ductilidade, trincas ou rupturas nos fixadores, ainda que aplicados sob tensões abaixo de suas resistências ao escoamento.

A absorção do hidrogênio livre do banho eletrolítico, ou de qualquer outra fonte, pode provocar a fragilidade do material.
Isso ocorre porque o hidrogênio atômico que migrou para os contornos dos grãos (ponto de maior concentração de tensão) gera uma pré-tensão no fixador que, ao apertado, excede sua capacidade de carga, ocorrendo, em pouco tempo, sua fratura.

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